quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O Optimista

Quem Corre Por Gosto…


Dia 10 de Novembro, 8 e meia da manhã, despertador...«F#@$-@#! Já é de manhã... Ainda há bocado me deitei...
Acordar, primeiro um olho, depois o outro... primeira fase concluída, agora vem o mais difícil, levantar... vá, primeiro um pé, depois o outro... c”#@lh#! O chão ‘tá gelado!»
30 Minutos depois: «Banho tomado, agora vamos escolher a roupa... camisa branca enrugada, T-shirt preta por baixo, calças pretas à boca de sino, gravata preta, botas de biqueira de aço, meias pretas, boxers pretos também, e por fim o casaco comprido de veludo preto com botões prateados... Ora aqui está uma indumentária apropriada para ocasião! Vamos ao pequeno almoço... depois, maquilhagem! Olhos com sombra preta e cara com base, para disfarçar um pouco o tom moreno, que o sol me arranjou...»
2 Horas depois: «O comboio já chegava, o concerto é às 7 horas... assim ainda chego atrasado. Ahah! Já aí vem! Olha agora… Anda lá “tia” sobe lá!»
Viagem… não sei quantas estações e apeadeiros… 1 hora e meia depois Lisboa Oriente. Apanhar o metro: «Que m@#da! Tenho que mudar em todas as linhas… mas porque é que a m@#da do concerto não é no Coliseu, ou em Coimbra…? Ou melhor ainda, em Arganil? Bem em Arganil não dava, quando vissem um bando de “corvos” a entrar na vila desconfio que ninguém sairia de casa…com medo dos “drogados” ou assim…»
Pouco tempo depois, passagem frente ao Estádio Alvalade 21, alguém solta: «Se olho para ali ainda vomito!»; «Este deve ser dos meus!».
40 Minutos depois o almoço: «Bem, um almocinho rápido e barato… olha, ali parece-me bem… 7 euros e meio por um prato de frango de churrasco! Devem ‘tar a bater mal com certeza… Aqui sim, 4 euros e 50 com bebida e café, é que é já!»
Barriga cheia, comboio para Corroios «Mas que viagem chata esta, isto também já não cabe aqui mais ninguém… parece aqueles autocarros da América do Sul… ainda bem que já estamos a chegar…»
Saída do comboio, alguém que viajou sem bilhete e que vai ter que pagar uma multa… confusão… Portugal.
Procurar o Cine-Teatro: «-Boa tarde, a senhora é daqui? – Sou sim senhora. – Por acaso poderia indicar-me o caminho para o Cine Teatro? – Cine-Teatro? Que é isso?»
4 “entrevistas” depois, alguém que conhece, realmente a terra.
«Finalmente o sítio… ainda são só 5 horas! Se calhar podia ter vindo um pouco mais tarde… bem, não interessa, ‘tá ali uma esplanada, beber umas minis para matar o tempo… Olh’ós Notivagus também vieram beber umas…»
Algumas minis depois, 7 Horas: «Isto já devia estar a começar, se atrasa muito ‘tou f@#id# que o último comboio é à meia-noite e meia!»
30 minutos depois: «Então c@r@lh#, não começa porquê?».
30 minutos depois: «C@r@lh# que me### de organização é esta? Marcam para as 7 já são 8 e isto não anda? Isto é mesmo Portugal!»
30 Minutos depois: «Opá mas porque é que não fiquei em casa? Até tenho os cds todos dos London after Midnight, era só ficar a ouvi-los, assim como assim era eu que escolhia o alinhamento!...»
30 Minutos depois: «Se me dizem outra vez que é só mais 5 minutos ainda faço m#@d@! Andem lá com isso!»
20 Minutos depois: «Finalmente!! Fo@#-#@! 2 horas e 20 minutos de atraso! Isto não cabe na cabeça de ninguém…»
Entrar, arranjar lugar junto ao palco (sim, eu vim mesmo para VER o concerto e não para andar em troco nu todo bêbedo e no mosh e no dia seguinte não me lembrar de nada!), confere… 10 minutos depois: «Ora vai começar, agora são os Waste Disposal Machine, não conheço nem nunca ouvi falar… deve ser uma daquelas bandas para encher chouriço… espero bem que acabem rápido! Bem, lá pinta têm eles, todos de fatinho preto, já assim a entrar ‘pó cota… (primeiros acordes) Oh Diabo! Afinal os gajos até nem são maus! Ora deixa cá prestar mais atenção… Epá isto é bastante bom! Parece uma mistura entre Nine Inch Nails, Depeche Mode e Fear Factory!» 20 Minutos depois «Estou a gostar mesmo disto, tenho que comprar o cd! E esta música “I Sing The Body Electric” fica mesmo no ouvido!».
Acabam os Waste Disposal Machine, um fino, um cigarro e estão os Noctívagus a começar: «Hum… só conheço o EP deles e não gostei por aí além, não era mau mas podia estar bem melhor… vamos lá ver no que dá… Epá o guitarrista está com azar… mas olha até estou a gostar, são bem melhores ao vivo que em estúdio, pelo menos que no EP. O vocalista tem uma voz porreira, faz lembrar o Ian Curtis ou o Carl MacCoy…
Agora vejo porque é que há tanta gente a falar bem deles… uma agradável surpresa! Epá o Guitarrista está mesmo com azar!... Ora aqui vai o hit “Last Night”, bem metida a música, mesmo na altura certa do concerto!... E para finalizar a cover de Joy Division, “Transmission” . Muito bom concerto… Epá o guitarrista está mesmo com azar!»
Acabam os Noctívagus, um fino, um cigarro, mais um fino e estão os Phantom Vision a começar: «Estes conheço bem, estou curioso para os ver ao vivo, pelos menos em álbum são geniais… do melhor que há em Portugal e, no género deles, do melhor que há no mundo! Não sei como são tão pouco conhecidos do publico em geral! Um bom começo de concerto… o Morcego é mesmo um força da Natureza! Como é que ele consegue cantar aquilo tudo sem desafinar deitado no chão e aos saltos? Nestas alturas orgulho-me de ser Português! A sério, se eles em álbum já são brutais ao vivo são do melhor de que há! Toda a gente devia ver este concerto!... Esta guitarra aqui dá-lhe um lado bem mais Punk que em estúdio! Bem André! Estes não enganam, quando se é bom é se mesmo bom!... Todos os concertos foram bastante agradáveis até agora mas os Phantom são claramente uma banda fora do normal… é que vai da música à postura!»
Acabam os Phantom Vision, um fino, um cigarro, mais um fino, mais um cigarro, mais outro cigarro e outro… «Então pá? Isto começa ou não?!», mais um fino e um cigarro e apagam-se as luzes… momento mais esperado da noite!
Continua…

“E tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis…”

O Optimista

1 comentários:

MushiMushi 15 de fevereiro de 2008 às 14:16  

Optimista como o Cândido? Azares já tens, por isso, é meio caminho andado...
Mas se foi um bom concerto, suponho que tenha compensado...

  ©Template by Dicas Blogger.